Entenda como instalar perfil de cores icc e reduzir anomalias de cores

Seus clientes reclamam que a foto está saindo AVERMELHADA, quando deveria sair PRETO E BRANCO? Eis aqui uma saída!

Contextualizando: O cliente vê uma bela fotografia e decide criar um produto personalizável. O Cliente visualiza a foto em seu novo monitor LED ou na tela do celular Samsung Galaxy S7.

Ele quer que a imagem fique “igualzinha” como está visualizando na tela, mas você que trabalha com sublimação sabe a dor de cabeça que é conseguir fidelidade de cores, do que é visto na tela do computador ou smartphone de última geração para a arte impressa e aplicada no substrato de sua preferência.

Caro amigo, adianto que para conseguir alta fidelidade de cores, certamente, você teria que contratar um serviço de criação de perfil de cores, raramente os vendedores de diversas lojas alertam o cliente quanto a esta questão, até porque, nem sempre o vendedor está apto para oferecer orientações sobre este assunto.

Isso significa que um profissional utilizaria equipamento apropriado para analisar os equipamentos que você trabalha. O custo disso é bem salgado, fora que, o monitor e a impressora utilizados devem ter excelente qualidade (significa mais custo), ou seja, vai impactar diretamente no custo final do produto personalizado, assim, uma caneca que deveria custar ao consumidor final cerca de R$25,00 passaria a custar R$90,00 para que você possa ter algum lucro ao longo do tempo.

Nem todas as empresas fabricantes de tinta disponibilizam perfil de cores genéricos e que seja razoavelmente adequado à maioria dos equipamentos. Um perfil de cores icc pode ser uma solução razoável, para que você não perca clientes porque não consegue um resultado satisfatório ao imprimir suas artes.

Levando em consideração que, para alta fidelidade de cor, você precisa de um perfil de cores icc personalizado, elaborado especificamente para o equipamento que você trabalha, entenda que este tutorial vai ensinar você como instalar um perfil icc genérico que pode amenizar seus problemas com as cores, portanto, não veja este tutorial como uma solução definitiva.

O presente tutorial irá utilizar um perfil de cores disponibilizado pela DEKO, logo, os resultados aqui apresentados foram testados com as impressoras Epson L1300 e Epson L120, juntamente com a nossa linha de tinta sublimática DEKO.

 

Note que na foto da esquerda, ao utilizar o perfil icc, a parte que deveria ser branca realmente ficou branca, já na foto da direita a impressa estava configurada com perfil de cores padrão Epson, sem nenhuma configuração a mais.

1 – De posse do arquivo perfil icc, vá até a pasta onde ele está e clique com o botão direito. Em seguida, escolha a opção Instalar Perfil. A instalação leva segundos.

 

2 – Abra o Corel Draw com a arte que pretende imprimir.

 

3 – Vá em Arquivo > Imprimir, ou utilize o atalho Ctrl + P.

 

4 – Na tela de impressão, na aba Geral, selecione a impressora instalada em seu computador que imprima com tinta sublimática DEKO.

 

5 – Ainda da aba Geral, clique em Preferências, em Qualidade, clique em Mais Definições (caso esteja utilizando uma Epson L120). 

Deslize o slider de Velocidade para Qualidade, isso fará com que a sua arte demore mais tempo a ser impressa, mas também garante maior qualidade de impressão e evita riscos indesejáveis na imagem .

Se estiver utilizando outros modelos como as impressoras Epson L355, L1300, L375, L395 ou equivalentes, clique no menu suspenso Tipo de Papel  e selecione Epson Matte e em Qualidade selecione Alto, ou equivalente.

 

6 – Clique na aba Mais Opções, vá até Correção de Cor e selecione a opção Personalizado. Isso habilitará o recurso Avançado.

 

7 – Na janela Correção de Cor na opção Gestão de Cor, selecione Sem Ajuste de Cor.

 

8 – Clique em Ok para validar a ação. 

Clique em Ok até voltar para a janela Imprimir.

 

9 – Agora, na janela imprimir, é o momento das configurações finais e seleção do perfil de cor para impressão com tinta sublimática.

Clique na aba Cor. Por padrão, estará selecionada a opção Usar Configurações de Cor do Documento, selecione Usar Configuração de Prova de Cores.

 

10 – Em Corrigir Cores Usando o Perfil de Cores, há algumas opções de perfil, sugerimos configurar todas elas e utilizar a que melhor te agradar em tons. (pois com o tipo de imagem, um perfil pode agradar melhor que o outro aleatoriamente). . Baixe o perfil de cores CLICANDO AQUI.

11 - Recomendamos testar cada perfil alterando o contraste, neste passo, fica por sua conta seguir esta recomendação. Para aumentar o contraste, na opção Fidelidade de Renderização escolha no menu suspenso a opção Saturação.

 

12 – Clique em Aplicar e, caso sua arte esteja espelhada conforme sua necessidade, clique em Imprimir.

 

Conforme a imagem abaixo, estas configurações se aplicam para artes coloridas ou em Preto e Branco.

Aqui você vê a diferença de tonalidade que realcançamos com este tutorial nas impressoras Epson L1300 e Epson L120 com as nossas tintas sublimáticas DEKO.